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Como fidelizar clientes com Atendentes Virtuais?

Pablo Gantois
30 ago 20239 minutos de leitura

Já não basta satisfazer os clientes, atualmente é preciso encantar e fidelizar. Saber como fazer isso de forma eficiente se tornou uma solução chave para os tempos de pós pandemia. Continue a leitura e confira como os Atendentes Virtuais podem te ajudar nessa missão!

Quando os clientes estão satisfeitos com a sua marca, além de comprarem novamente, aumenta as chances de divulgar a sua empresa gratuitamente. Por outro lado, um cliente insatisfeito não compra novamente e propaga sua experiência ruim para pelo menos 11 pessoas, segundo Philip Kotler, professor e guru do Marketing.

Já imaginou o impacto negativo que cada pessoa pode fazer no mercado nos dias atuais?

Apesar de saber que é impossível agradar todo mundo, o ideal é pensar em estratégias para criar boas experiências aos consumidores em todo o processo de compra.

Neste conteúdo você irá aprender:

  • O que é a fidelização de clientes?
  • Quais são as vantagens de fidelizar clientes?
  • Como fidelizar clientes com Atendentes Virtuais?
    • Atenda rapidamente os clientes
    • Ofereça atendimento híbrido
    • Esteja presente em diversos canais
    • Automatize processos

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é a base de confiança criada entre cliente e empresa. Isso ocorre quando um cliente acredita muito que determinada marca é a melhor opção e faz de tudo para manter o seu relacionamento.

Pois bem, a fidelização é exatamente esse vínculo, onde o cliente confia tanto na empresa, que sabe que nunca vai ficar na mão.

Um cliente fidelizado tende sempre a comprar a mesma marca, indica para as pessoas mais próximas, faz divulgação nas redes sociais e oferece feedbacks para a empresa. Tudo acontece de forma orgânica e natural, ou seja, a empresa não precisa pedir para que isso seja feito.

Quais as vantagens de fidelizar clientes?

Conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente existente. Afinal, uma frase famosa de Kotler é: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.”

Ainda pensando nisso, tentar apagar um incêndio, quando algum cliente reclama nas redes sociais pode custar muito caro. Hoje, uma publicação viraliza muito rápido e pode atingir pessoas no mundo todo. Por isso, a fidelização também diminui as chances da empresa ficar mal falada no mercado em que atua.

Hoje, os consumidores preferem comprar de empresas que abraçam causas que vão além de simplesmente vender produtos ou serviços. Então, para além de atrair pessoas que irão comprar, as empresas que de alguma forma investem em causas sociais, ambientes, humanitárias , conseguem ganhar seguidores fiéis.

Os clientes fidelizados por sua vez propagam para a sua rede de contatos e consegue atrair outros consumidores para a marca sem a empresa ter gastado para converter aquele consumidor.

Uma das vantagens do marketing boca a boca (ou também conhecido como marketing viral) é a redução do custo de aquisição de clientes (CAC). Pensando nisso, uma das principais vantagens de investir na fidelização de clientes é justamente a redução de custos.

Outra vantagem é que as pessoas dizem que gastam mais com uma empresa que tem um histórico de atendimentos positivo, segundo estudo da Arise.

Já imaginou que investir em clientes fidelizados poderia garantir mais vendas?

Estratégias como a fidelização de clientes podem fazer com que a sua empresa se desenvolva de forma exponencial! Pensando nisso, veja agora 4 formas de aumentar as chances de fidelizar os seus clientes

Como fidelizar clientes com Atendentes Virtuais?

Atenda rapidamente os clientes

Um dos grandes desafios das empresas é a redução do tempo de espera por atendimento. Afinal, quem gosta de esperar? Ninguém, não é mesmo?

Segundo estudo da Arise, 51% dos entrevistados disseram que um excelente atendimento é um fator que eles consideram antes de escolher comprar de uma nova empresa.

60% dos clientes dizem que “mudaram de ideia” sobre comprar algo quando sua tentativa de compra resultou em uma experiência de atendimento ruim.

Logo, ter um atendente virtual para fazer o primeiro atendimento, faz toda a diferença para sua empresa. Os atendentes virtuais conseguem atender instantaneamente o consumidor, reduzindo a taxa de abandono e a taxa de espera das centrais de atendimento.

Ofereça atendimento híbrido

Sabemos que nem todos os clientes gostam de interagir com chatbots, porém, atualmente isso deixou de ser problema, pois os consumidores foram "obrigados" a se adaptar às tecnologias.

Os Atendentes Virtuais do Strelo, por exemplo, são intuitivos, simples de entender e interagir. Eles conseguem reconhecer o cliente que já comprou com a marca anteriormente, agilizando todo o processo de compra para apenas 3 minutos! Caso o cliente deseje falar com uma pessoa, também é possível, basta adicionar um botão que o direcione para uma central de atendimento humanizada, como o próprio WhatsApp. Assim, a conversa é enviada para um humano automaticamente e o atendente pode continuar a conversa ali mesmo ou por outro canal desejado.

Veja nesse rápido vídeo como essa interação pode funcionar:

Oferecer diversas opções de atendimento dá a liberdade e conforto para que os consumidores procurem a empresa pela forma que mais lhe agrada.

Além disso, existem dúvidas que podem ser sanadas antes mesmo de precisar entrar em contato com um humano, como o caso das respostas automáticas com dúvidas frequentes do Strelo. Veja abaixo como:

Esteja presente em diversos canais

Hoje, os chatbots podem ser conectados em diversos canais, como: Sites, aplicativos, Messenger, WhatsApp, Instagram, Google Assistant, SMS, Microsoft Teams, dentre outros.

Dessa forma, é possível estar presente nos canais mais utilizados pelos consumidores. Por isso, faça uma análise sobre o perfil dos seus clientes e perceba por qual canal a sua empresa é mais contatada.

Fique atento, pois o canal utilizado pelo mercado, não necessariamente é o canal mais utilizado pelos consumidores que compram da sua empresa.

Automatize processos

Se a sua empresa vêm realizando atendimentos repetitivos e que podem ser realizados por um chatbot, vale a pena avaliar o investimento e retorno.

Hoje em dia, os clientes são imediatistas e não aturam ficar muito tempo em filas de espera. Com um Atendente Virtual isso poderia ser resolvido facilmente, agilizando simultaneamente a operação da empresa e do cliente.

Percebe como fidelizar clientes com atendentes virtuais pode ser a estratégia ideal para a sua empresa? Então, não deixe de buscar formas de fortalecer esse elo!

Ficou interessado? Acesse o nosso site e veja como funciona os Atendentes Virtuais do Strelo.

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Tags:
Fidelização
Estratégias de Fidelização
Atendente Virtual
Chatbot
Automação

Pablo Gantois

Product Manager


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