Ranking ATUALIZADO dos aeroportos mais digitais do Brasil

S

Shankar Cabus

19 nov 20255 minutos de leitura


enter image description here

Quem está liderando a transformação digital nos aeroportos? Quais são as soluções digitais mais utilizadas? Essas são as perguntas que nós respondemos com o Ranking dos Aeroportos mais Digitais do Brasil.

Esse levantamento analisa a presença de soluções digitais voltadas à experiência do passageiro e revela um movimento crescente de transformação digital no setor aeroportuário brasileiro.

Metodologia e critérios

O ranking tem como foco os principais aeroportos do Brasil e considera a presença de soluções digitais aplicadas à jornada do passageiro. Cada solução digital implementada pelo aeroporto soma 1 ponto à nota final e define a sua posição no ranking. Nesta segunda edição, foram avaliadas 10 categorias de soluções e os 20 principais aeroportos do país, confira o destaque.

Destaque do ranking

O RIOgaleão (GIG) lidera o ranking com 6 soluções digitais implementadas, consolidando-se como o aeroporto mais digital do Brasil na experiência do passageiro.

Todas as suas soluções estão reunidas no chamado “GALEON", ecossistema digital do RIOgaleão, lançado em 2022, que recebeu o prêmio internacional de “Travel Commerce of The Year” em 2024, pela empresa TravelTech Breakthrough.

Todo esse ecossistema digital foi desenvolvido pela Strelo Airport+, se quiser conhecer mais sobre acesse o artigo Case de Sucesso do RIOGaleão.

🏆 Ranking Completo dos Aeroportos mais Digitais

Além do RIOgaleao, diversos outros aeroportos já iniciaram o seu processos de digitalização, confira o resultado:

1º lugar - 6 soluções digitais

  • GIG - RIOgaleão: delivery, reserva de sala vip, reserva de hospitalidade, reserva transfers, reserva de locker e personal shopper

2º lugar - 3 soluções digitais

  • BSB - Aeroporto de Brasília: navegação indoor, reserva de sala vip e notificação de voo
  • FLN - Floripa Airport: navegação indoor, notificação de voo e reserva estacionamento
  • NAT - Natal Airport: navegação indoor, notificação de voo e reserva estacionamento

3º lugar - 2 soluções digitais

  • VCP - Viracopos: navegação indoor e notificação de voo
  • CNF - Aeroporto de Confins (BHAirport): notificação de voo e reserva estacionamento

4º lugar - 1 solução digital

  • SSA - Salvador Bahia Airport: atendente virtual
  • GRU - Aeroporto Internacional de Guarulhos: atendente virtual

Soluções digitais mais utilizadas nos aeroportos brasileiros

A partir do ranking, é possível identificar as soluções mais consolidadas no país, com destaque para notificações de voo em tempo real e navegação indoor, já presentes em vários aeroportos, confira ranking:

  • Notificação de status do voo (5)
  • Navegação indoor (4)
  • Reserva estacionamento (3)
  • Atendente virtual (2)
  • Reserva de sala vip (2)
  • Reserva de hospitalidade (1)
  • Pedidos de Delivery (1)
  • Personal shopper (1)
  • Reserva transfer (1)
  • Reserva locker (1)

💡 Quer implementar soluções digitais no seu aeroporto?

Todas essas soluções digitais estão disponíveis no Airport+, o ecossistema digital da Strelo desenvolvido especialmente para grandes aeroportos. O Airport+ funciona como um super app para aeroportos, tipo Rappi, WeChat, Grab e Uber, oferecendo em uma única plataforma múltiplas soluções integradas e personalizadas para clientes e gestores.

👉 Clique aqui e explore a plataforma

Tags:Transformação DigitalInovaçãoProdutos DigitaisRankingAeroportos

S

Shankar Cabus

CEO


Leia também

Marketplace Online para Aeroportos: Como aumentar receita e melhorar a experiência do passageiro
19 set 20258 minutos de leitura

Marketplace Online para Aeroportos: Como aumentar receita e melhorar a experiência do passageiro

S

Shankar Cabus

Fidelização de Clientes: Soluções e estratégias digitais para fidelização de passageiros em aeroportos
18 set 20257 minutos de leitura

Fidelização de Clientes: Soluções e estratégias digitais para fidelização de passageiros em aeroportos

S

Shankar Cabus

Atendente Virtual para Aeroportos: Como melhorar a experiência do passageiro com chatbots
17 set 20256 minutos de leitura

Atendente Virtual para Aeroportos: Como melhorar a experiência do passageiro com chatbots

S

Shankar Cabus