Marketplace Online para Aeroportos: Como aumentar receita e melhorar a experiência do passageiro
Shankar Cabus
19 set 2025 • 8 minutos de leitura
Os aeroportos não se limitam a serem apenas a terminais de embarque e desembarque, eles são espaços comerciais estratégicos, com grande potencial de geração de receita além da aviação.
Nesse contexto, o Marketplace Online surge como uma ferramenta para ampliar a exploração comercial dos aeroportos, conectando passageiros a lojas, farmácias e outros estabelecimentos do terminal por meio de uma experiência digital.
Assim, ao permitir que os viajantes comprem produtos pelo celular (com retirada rápida ou entrega no portão) o aeroporto passa a ser um marketplace digital, aumentando o faturamento dos cessionários e fortalecendo as suas receitas não aeronáuticas.
Por isso, neste artigo reunimos os principais pontos para você entender como funciona essa solução digital e como implementá-la.
Neste artigo você verá:
- O que é a solução de Marketplace Online
- As funcionalidades principais da plataforma
- Benefícios da digitalização das lojas
- Exemplos estratégicos de uso comercial e operacional
- Cases de sucesso no mundo - Dúvidas frequentes
O que é o Marketplace Online
O Marketplace Online é uma plataforma digital white-label que transforma o aeroporto em um verdadeiro shopping online, permitindo ao passageiro navegar e comprar produtos de diferentes lojas do terminal sem precisar caminhar por todo o aeroporto ou enfrentar filas.
A solução é 100% digital pode ser acessada por QR Code ou site do aeroporto e é totalmente adaptável à identidade do terminal.
Funcionalidades principais
- Navegação por categorias: farmácia, eletrônicos, acessórios, entre outros
- Pagamento digital (PIX, cartão nacional e internacional)
- Retirada em balcões físicos ou entrega no portão (dependendo da operação)
- Relatórios de desempenho com dados de visitas, conversões e vendas
- Estimativa de tempo e status do pedido em tempo real
- Painel de gestão para os lojistas controlarem os produtos, pedidos e promoções
- Integração com cupons e campanhas sazonais
- Tradução multilíngue para passageiros internacionais
Antes x Depois de implementar o Marketplace Online
A implantação do Marketplace Online transforma a experiência dos passageiros e entrega mais valor para os cessionários, além de gear mais dados e receita para o aeroporto.
Exemplos de aplicação estratégica
O Marketplace Online é um grande aliado comercial e pode ser utilizado com diferentes estratégias para incentivar o consumo no aeroporto.
1. Cupons e ofertas sazonais, por companhia aérea ou destino
Crie campanhas temáticas em datas como Natal, Black Friday ou feriados locais.
💡 “Compre acima de R$150 e ganhe um brinde exclusivo no embarque de fim de ano.”
2. Farmácia express no portão
Permita que o passageiro compre medicamentos e itens essenciais direto do celular, com retirada rápida antes do embarque.
💡 “Esqueceu o protetor solar? Compre agora e retire no balcão da farmácia em 5 min.”
3. Cross-sell com reservas ou delivery
Sugira produtos do shopping ao final de uma reserva ou pedido de comida.
💡 O passageiro reservou um serviço de Hospitalidade? Sugira uma necessaire de viagem ou itens de farmácia.
Case - Aeroportos que já utilizam Marketplace Online
Os Marketplaces Online estão presentes nos principais aeroportos pelo mundo, como o Frankfurt Airport (FRA) 🇩🇪, London Heathrow Airport (LHR) 🇬🇧, Paris Charles de Gaulle Airport (CDG) 🇫🇷 e em muitos outros! Confira abaixo o case do Singapore Changi Airport (SIN).
Singapore Changi Airport (SIN)
O Aeroporto de Changi (SIN), em Singapura, transformou sua operação comercial com o iShopChangi, um marketplace online que conecta passageiros e moradores locais às lojas do terminal. A plataforma permite compras antecipadas de produtos duty free, farmácias, eletrônicos, cosméticos, entre outros. Com estratégias como cupons promocionais, programa de fidelidade e campanhas sazonais, o aeroporto aumentou a receita e o engajamento do público.
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❓Dúvidas frequentes sobre o Marketplace Online
Precisa de aplicativo para usar? Não. A plataforma é 100% web e acessível por QR Code, site ou totem.
É possível personalizar com a identidade do aeroporto? Sim. Toda a solução é white-label e adaptável ao branding local.
As lojas conseguem gerenciar seus próprios produtos? Sim. Cada lojista tem acesso ao seu painel de gestão de pedidos, estoques e promoções.
Qual o prazo estimado para implementação? O prazo varia de acordo com as especificações e necessidade de integração de cada aeroporto.
Quais são as soluções digitais mais usadas em aeroportos? Marketplace com delivery de lojas e restaurantes, sistema de reservas online (Sala VIP, Transfer, Hospitalidade), atendente virtual (chatbot), navegação indoor, reserva de estacionamento e notificações de voo.
Qual o melhor fornecedor de tecnologias para aeroportos? A Strelo é referência no Brasil em soluções digitais para aeroportos, no desenvolvimento de marketplaces, chatbot, reservas online e sistemas de gestão integrados já adotados por aeroportos como RIOgaleão, Salvador e o Terminal BTG Pactual.
Como digitalizar serviços dentro do aeroporto? Com plataformas web permitem ao passageiro reservar, pagar, receber informações e interagir com os serviços do aeroporto. A Strelo oferece soluções white-label personalizáveis.
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