Strelo


10 dicas de Marketing para Tabacaria (que realmente funcionam)

Marcela Accioly
30 ago 202315 minutos de leitura

O segmento da tabacarias tem as suas particularidades e por isso não adianta seguir os hacks dos gurus do marketing que estão espalhados pela internet, porque nem sempre essas dicas vão se aplicar a realidade do seu negócio. Por isso bolamos este conteúdo especialmente para donos de tabacaria que querem aplicar as melhores estratégias de marketing🔥 O que é marketing?

  • Tabacaria pode fazer marketing?
  • Conheça seu público alvo
  • Foque sua estratégia no cliente
  • Faça parcerias estratégicas
  • Faça campanhas com influenciadores
  • Seja ativo nas redes sociais
  • Produza conteúdo útil
  • Se cadastre em listas online de tabacarias
  • Invista em estratégias de fidelização e remarketing
  • Use chatbots
  • Tenha uma loja virtual
  • Conclusão e bônus

Nós também temos um Guia Completo de como abrir e gerenciar uma tabacaria com sucesso se você quiser conferir outros conteúdos como: escolha de fornecedores, como montar sua loja virtual, legislação para tabacarias e mais.

O que é marketing?

Já pensou porque você compra o bong da marca x e não da y? Pode ter certeza que tem muito marketing envolvido nessa escolha e neste artigo vamos apresentar as estratégicas de marketing que realmente funcionam para você divulgar a sua tabacaria.

Mas antes de tudo, o que é Marketing? Marketing é a área da sua tabacaria responsável pelas estratégias que fazem a sua marca alcançar o seu público alvo, conquistar clientes e fazer com que se tornem fãs e parceiros da sua empresa. Fazendo uma analogia, o marketing te ajuda na paquera (alcançar o público alvo), no namoro (conquistar o cliente) e por fim no casamento (fidelização). Sacou? 😎

Então se liga nessas dicas para ser um expert em relacionamento, ou melhor, em marketing 😅

Tabacaria pode fazer marketing ?

Quando pensam em marketing para tabacarias logo surge uma dúvida “E tabacaria pode fazer marketing?” e a resposta é: SIM, deve! Como qualquer negócios as estratégias de marketing são essenciais para o crescimento da sua tabacaria. O que tabacaria não pode fazer é anúncio, não confunda.

As principais plataformas impõem restrições às tabacarias por conta das leis brasileiras. De acordo com as políticas das principais redes como instagram, facebook e google existem grandes chances do seu anúncio ser barrado e até mesmo a sua conta ser banida.

Pensou em fazer um post patrocinado para anunciar aquela seda que está na promoção? Infelizmente não vai rolar. Mas o marketing vai muito além de tráfego pago, existem diversas outras formas mais baratas e eficientes de você trazer visibilidade para a sua tabacaria e conquistar clientes!

Dicas de marketing para tabacarias

1. Conheça seu público alvo

Antes de definir as suas estratégias de marketing, entenda bem o seu público alvo: quais seus hábitos de consumo, quais são as suas preferências, necessidades...

Nessa etapa (e em todas as outras) esqueça a fonte “vozes da minha cabeça”, você precisa ouvir os seus clientes e a melhor forma de fazer isso é com uma pesquisa. Comece com uma entrevista qualitativa com seus próprios amigos, depois para alcançar uma galera maior você deve fazer uma pesquisa quantitativa, por exemplo:

Para isso, você pode fazer um formulário online (Strelo, Google Forms ou Typeform) e enviar para mais amigos ou grupos de tabaqueiros. Veja aqui um exemplo de pesquisa para a sua tabacaria.

2. Foque sua estratégia no cliente, não no produto

Não cometa esse erro: quem trabalha com produtos tende a pensar as suas estratégias focando no produto e não no cliente. Para conseguir convencer seu cliente a comprar aquele piteira, não basta só dizer o quanto ela é boa, você precisa conectar o seu produto com os desejos e necessidades dele.

Em sua pesquisa, você percebeu que esses são pontos importantes na hora do seu cliente escolher seu produto: redução de danos e valor acessível. Então na hora de vender a sua piteira de vidro você deve pensar em estratégias que mostrem como ela é importante para a redução de danos e o seu custo benefício. Sacou?

3. Faça parcerias estratégicas

Sabe aquele brother que te dá um salve quando você precisa? 🍁😅

Parcerias são importantes na vida e nos negócios!

Você pode fazer parcerias com outros negócios que conversem com o seu público. Se você é uma tabacaria online, pode buscar parcerias com estabelecimentos físicos para que seus produtos possam ser expostos e chamem a atenção clientes que passarem por lá.

Segmentos que podem ser interessantes para uma parceria:

  • Skate Shop
  • Barbearia
  • Estúdio de Tatuagem
  • Bar e restaurantes

4. Faça campanhas com influenciadores

O Brasil é o país que os digitais influencers mais impactam na decisão compras das pessoas, então apostar nessa estratégia é ótimo para a sua tabacaria. Já imaginou Wiz Khalifa postar um story usando um pipe da sua marca? Bom... dificilmente no início você vai conseguir fazer parceria com um cara desse tamanho, mas você pode fazer parceria com micro-influenciadores da sua cidade ou região.

E se liga nesse alerta, não adianta ser qualquer influenciador, precisa ser alguém que se comunique com o seu potencial cliente. Por exemplo: ainda que a Beyonce goste de F1 e tenha mais seguidores do que Wiz Khalifa, a sua imagem não é tão associada à maconha quanto a dele e as pessoas que o acompanham tendem estar muito mais interessadas nesse assunto. Então para a sua campanha bater certo, vale mais a qualidade da audiência do que a quantidade de público.

A lei brasileira tem várias restrições para propaganda de tabaco, mas não fala nada sobre os influenciadores. Então o melhor a se fazer é pegar leve com essa estratégia e não fazer nada muito apelativo para não dar B.O.

5. Seja ativo nas redes sociais

Ainda que o instagram tenha políticas restritivas em relação às tabacarias, não se pode negar o poder que ele tem para dar visibilidade ao seu negócio. Então você precisa saber como atuar dentro desses limites para ter um alcance orgânico e gerar vendas. O instagram valoriza as empresas que usam os diversos formatos da plataforma, então se liga nessas sugestões:

  • Feed: seus produtos, memes relacionados ao universo do fumo/maconha, pessoas usando seus produtos, conteúdo informativo.
  • Story: bastidores da loja, novidades e promoções, depoimento de clientes.
  • Reels: vídeos divertidos, conteúdos informativos, apresentação dos produtos.
  • Live: apresentação de lançamentos e novidades, convidados especiais para falar sobre tema relacionando ao fumo (ex: redução de danos), live shop.

💡Dica extra: se concentre no que realmente importa: likes e comentários não colocam grana no bolso. Não foque no engajamento, concentre-se nas vendas.

6. Produza conteúdo útil

As vezes antes do cliente comprar com você, é preciso “educá-lo”. Uma das formas de fazer isso é produzindo “conteúdo de valor” que ajude o seu cliente a conhecer melhor o seu produto e direcionar ele para a venda. Esse é o chamado “Marketing de Conteúdo”. Aqui exemplos para você pegar a ideia:

  • Qual melhor? Tesoura x Dichavador
  • 3 passos para escolher o pipe ideal
  • 5 motivos para você usar piteira de vidro
  • Os 3 principais erros de iniciantes no cigarro eletrônico
  • Pod x Mod: qual a diferença?

https://www.instagram.com/issoeumcachimbo/

Depois de cada conteúdo sempre crie um “link” para a venda, assim você consegue direcionar o usuário para a compra do produto. Por exemplo: “Agora que você já sabe as vantagens de cada um, pode escolher o seu preferido em nosso site”.

Se liga em uma tabacaria que faz isso muito bem 👇

https://www.instagram.com/elpicotabacariavape/

7. Se cadastre em listas online de tabacarias

Apesar das redes sociais terem crescido muito como plataformas para negócios, o Google continua sendo a principal ferramenta de buscas, então quando seu possível cliente busca por uma tabacaria, é lá que ele vai procurar. E se ele ainda não conhece a sua tabacaria, as buscas dele no Google serão: “Tabacaria próximo de mim” ou “Tabacarias no Rio de Janeiro”.

Os principais resultados para esse tipo de pesquisa são as listas online e elas são responsáveis por conectar a sua tabacaria aos potenciais clientes da sua cidade. Se cadastre em uma lista, mantenha seu perfil atualizado e descubra como se destacar na plataforma para fazer mais vendas!

Você pode cadastrar seu negócio gratuitamente na nossa lista online de tabacarias.

8. Invista em estratégias de fidelização e remarketing

"Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual", essa frase de de Philip Kotler, referência em marketing, manda a real do porquê você precisa aprender a como fazer o seu cliente comprar de novo e virar brother da sua tabacaria.

O básico é prestar um bom atendimento, cumprir com os prazos, ter uma comunicação eficiente..., mas existem algumas outras dicas e técnicas que você pode aplicar no dia a dia do seu negócio para vender mais para os seus antigos clientes.

Algumas formas de fazer isso são:

  • Pedir feedback após a compra
  • Divulgação de novidades em primeira mão
  • Envio de promoções
  • Mensagem de aniversário
  • Criar um programa de pontos
  • Enviar brindes em cada pedido

9. Use chatbots

O melhor marketing é uma boa experiência do cliente. Pensa o seguinte, quando o cliente vai realizar uma compra na sua loja, é muito comum ele ter uma série de dúvidas: Qual o tempo de entrega? Onde vocês estão localizados? Com todo o trabalho de gestão na tabacaria, sem dúvidas você não estará disponível 24/7 para responder a essas perguntas...E com dúvidas, dificilmente o cliente irá realizar o pedido.

Para te ajudar nessa função, você precisa de um atendente virtual (chatbot), que responda as dúvidas frequentes (F.A.Q) de forma automática e humanizada. Assim você não perder tempo com conversas repetitivas e ganha tempo para cuidar do seu negócio e ficar de boa! 🔥

Quer testar com o chatbot funciona na prática? Acesse o nosso chatbot personalizado para tabacarias e clica em “tirar dúvidas”.

10. Tenha uma loja virtual

Agora você já sabe como ser encontrado, mas falta mais um passo para fazer a venda: ter uma loja virtual. O consumidor da era digital é imediatista e isso fica ainda mais forte quando se trata do segmento de tabacaria, quando o cliente pode estar precisando de uma salve para aquele momento 🍁👀

Então quando o potencial cliente te encontrar na lista online ou no instagram, é preciso ter o link da sua loja virtual para com poucos cliques já fazer a compra.

Se o cliente precisar salvar seu número, enviar uma mensagem, para então receber um catálogo em PDF e depois ainda te perguntar o preço do frete… eu sinto muito, mas possivelmente ele vai desistir.

No Strelo você pode criar uma loja virtual para sua tabacaria rapidinho. Veja aqui alguns exemplos de tabacarias que usam o Strelo para atender e vender melhor online:

Conclusão e Bônus

As dicas você já tem, agora é sua hora de fazer o corre! A melhor forma de validar essas estratégias, é colocando elas em prática. E a dica é, escolha uma primeiro e foque para fazer bem. O impacto de uma estratégia bem feita é maior do que várias mais ou menos juntas.

Além disso, com suas vendas aumentando, você tem que saber o que fez dar certo, se aplicar todas as estratégias de uma vez, não saberá qual delas teve maior impacto e em qual deve investir mais seus esforços.

🎁 Bônus

E aí, gostou do conteúdo? Tá precisando de uma ajuda, quer tirar dúvidas, sugerir ou dar feedbacks? Mande aqui sua mensagem e pode contar com o Strelo para te ajudar nessa jornada. TMJ 👊

Tags:
Tabacarias
Head shop
Loja virtual
Chatbot
Atendente Virtual
Automação

Marcela Accioly

Business Developer


BLOG

Leia nossas novidades

Ver todos
10 Dicas para sua tabacaria vender mais!
30 ago 202315 minutos de leitura
View All


Desenvolvido pelo Strelo