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Como abrir e gerenciar uma tabacaria com sucesso 😙💨

Shankar Cabus
30 ago 202315 minutos de leitura

Se você já tem ou quer abrir uma tabacaria, já se ligou que não adianta só conhecer o melhor tabaco ou seda, né? É preciso aprender a administrar um negócio, desde a estratégia de marketing, até a fidelização do cliente, passando pelo atendimento, venda, financeiro, legislação e otras cositas más...

Pensando nisso, fizemos esse guia completo para te ajudar a abrir e gerenciar uma tabacaria de forma mais eficiente, com mais dinheiro e tempo para curtir a vida numa boa! 😎

Esse guia foi baseado em muito estudo, tanto em livros sobre empreendedorismo, quanto observações práticas em tabacarias e empresas de outros segmentos que o Strelo ajuda a otimizar. Então, faça um café, pegue caneta e papel (não vale seda, hein?) e se prepare que vamos te ensinar tudo que você precisa saber para sua tabacaria decolar 🚀

  • O que é uma tabacaria e head shop?
  • O que significa ser dono de uma tabacaria?
  • Como abrir e montar uma tabacaria?
  • Como criar uma loja virtual para sua tabacaria?
  • Como funciona a legislação para tabacarias?
  • Como atrair mais clientes para tabacaria?
  • Como gerenciar uma tabacaria de forma eficiente?
  • Conclusão e bônus

Curtiu? Então vamos lá!

O que é uma tabacaria e head shop?

Tabacaria é um estabelecimento comercial (físico ou virtual) onde se vende tabaco, charuto, cigarro e acessórios ligados ao fumo, como seda, piteira, cachimbo, isqueiro, etc. ✨🤤🍁💨

head shop é um termo inglês usado para designar a loja que vende produtos relacionados principalmente ao uso da cannabis, fumo e outras substâncias psicoativas, sendo todos legalmente registrados e certificados pela ANVISA.

Tá pensando em abrir ou já tem uma tabacaria?

No próximo tópico falamos mais sobre o que um dono de tabacaria (empreendedor) deve saber e fazer para tocar o negócio. ⤵️

O que significa ser dono de uma tabacaria?

Ser dono de uma tabacaria é ser um empreendedor, e empreender é como um jogo, sendo assim, um empreendedor é um jogador. 🕹

Se ligue nessa analogia: um bom jogador estuda o terreno e os adversários, traça estratégias criativas, planeja ataques, se defende, faz alianças com parceiros e luta uma batalha todo dia pra se manter no jogo até atingir os objetivos! 🏆

Em uma tabacaria funciona da mesma forma. Você precisa ralar para fazer o negócio dar lucro e se manter de pé, e a melhor forma de ter lucro e continuar no jogo é sendo eficiente e inteligente. 🧠

Ser eficiente quer dizer gerar o maior resultado com o menor esforço/custo. Tipo Romário, que ficava na banheira, corria pouco, mas marcava muitos gols. Ele fazia isso porque tinha experiência e malandragem para se posicionar no jogo. E você? Tem a manha de aumentar as vendas da sua tabacaria enquanto relaxa na banheira? 🛀

Continue nos tópicos abaixo que você vai aprender mais sobre como abrir e gerenciar uma tabacaria de forma eficiente ⤵️

Como abrir e montar uma tabacaria?

Ter uma tabacaria é ter um negócio como muitos outros, a diferença é que a tabacaria atende um público alvo específico, que deseja consumir produtos de tabacaria (tabaco, seda, bong, narguile, etc). Mas uma tabacaria também pode vender produtos como roupas e acessórios ou oferecer serviços como lounges e consultorias ou até promover eventos. Depende da sua estratégia de negócio (jogo).

Todo bom jogador sabe que jogo sem estratégia é maluquice. Então antes de começar a alugar um espaço, comprar um monte de coisa e fazer dívidas, estude o mercado, seus concorrentes e seu público-alvo. Isso vai ajudar a abrir sua cabeça (ainda mais). Depois, escolha os melhores produtos e fornecedores, trace um plano inicial e comece logo.

Ficou curioso pra saber mais? Então pega essas dicas abaixo de como montar uma tabacaria e catch a fire 🔥!

1. Pesquise o mercado e concorrentes 👀

Lembra da eficiência? Então não vamos inventar roda, né? Já existem pelo menos 22 mil tabacarias registradas no Brasil e mais uma cacetada de head shops espalhadas pelo mundo. Isso quer dizer que sua tabacaria não precisa começar totalmente do zero.

Você pode espionar e copiar o que as melhores tabacarias perto de você estão fazendo e descobrir coisas como:

  • Tendência de produtos;
  • Preço médio dos produtos;
  • Ferramentas utilizadas;
  • Estratégia de marketing;
  • Como se comunicam com os clientes;

Registre sua pesquisa em um caderno digital (Notion, Google Docs, Word ou bloco de notas) e utilize esse documento como material de consulta para as próximas atividades.

Depois de analisar o mercado e concorrentes, é hora de conhecer melhor os seus futuros clientes ⤵️

2. Ouça seu público-alvo 👂

Deixa eu te contar um segredo: a tabacaria é sua, mas você não faz ela para você, e sim para os seus clientes.

Mesmo que você seja um profundo conhecedor de artigos para tabacaria, como diz minha mãe, "você não é todo mundo". Então o que é bom para você, pode não ser para outras pessoas. Por isso é muito importante ouvir seus (futuros) clientes!

Primeiro vá na sua bolha e converse com o máximo de pessoas que você conhece e que consome artigos para tabacaria. Pergunte a elas coisas do tipo:

  • Quais produtos de tabacaria você mais consome?
  • Onde compra seus produtos de tabacaria?
  • Com que frequência você compra em uma tabacaria?
  • Você prefere comprar numa tabacaria delivery ou ir até o local?
  • Você tem alguma tabacaria favorita?

Peça também sugestões. Você pode se surpreender com as ideias da galera 💡

Depois de explorar a sua bolha e fazer essa entrevista qualitativa, você pode aumentar a sua amostragem e fazer uma pesquisa quantitativa para validar algumas hipóteses, por exemplo:

Para isso, você pode fazer um formulário online (Strelo, Google Forms ou Typeform) e enviar para mais amigos ou grupos de tabaqueiros. Veja aqui um exemplo de pesquisa para a sua tabacaria.

3. Escolha os melhores produtos e fornecedores🍁

Agora que você já estudou o mercado, concorrentes e público-alvo, fica mais fácil escolher os produtos para a sua tabacaria.

Você NÃO precisa (e nem deve) começar com MUITOS produtos, isso aumentaria o custo de operação, capital de giro e risco. Lembre-se, "pense grande, comece pequeno".

Comece escolhendo os MELHORES produtos para sua tabacaria, que são os de maior margem de lucro e mais fáceis de comprar e vender:

  • Os mais fáceis de comprar depende dos seus fornecedores.
  • Os mais fáceis de vender depende da preferência do público.
  • Os de maior margem de lucro depende do valor que você consiga comprar e vender.

E tudo isso depende do seu plano de negócio! Então veja no próximo tópico como fazer um planejamento inicial para sua tabacaria ter sucesso no mundo dos negócios ⤵️

4. Trace um plano inicial 🗺

Imagine fazer uma viagem de carro sem planejar o caminho, calcular o consumo de combustível, valor de pedágios e tempo de chegada? Pode rolar... Se você estiver de férias, doidão e quiser viajar no imprevisível.

Mas tocar uma tabacaria não é bem uma viagem, é um negócio, um empreendimento, um jogo com objetivos. Então ter um planejamento básico é fundamental para não ficar no meio do caminho sem combustível e sem um salve. 😱

Relaxe, porque não precisa fazer um plano de negócio gigantesco e cheio de detalhes. Até porque nem tudo sai exatamente como planejado, mas mesmo assim, ter um plano é melhor que não ter nenhum.

Para começar seu planejamento, pense nas respostas para as seguintes perguntas:

  • Quanto eu posso investir inicialmente na minha tabacaria?
  • Como e onde eu vou divulgar e vender meus produtos?
  • Em quanto tempo vou ter o retorno do meu investimento (payback)?
  • Qual será meu retorno sobre o investimento (ROI)?

Ao responder essas perguntas, você começa a entender o que fazer para que sua tabacaria tenha lucro e se mantenha sustentável e positiva. ✌️

Lembre, empreender é como um jogo de War ou Poker. Você terá muitas rodadas para apostar seus exércitos ou fichas. Não comece apostando tudo, vá com calma, conhecendo o terreno e arriscando pouco enquanto for noob, porque diferente dos games, o continue custa bem mais que uma ficha de fliperama, então quanto mais tempo você ficar no jogo, mais vai aprender e ganhar experiência (XP).

Por isso que uma boa forma de começar investindo pouco é usando as ferramentas online, afinal, estamos na era digital, então que tal começar com uma tabacaria online para economizar tempo e dinheiro?

Veja abaixo algumas vantagens e como criar uma tabacaria online ⤵️

Como criar uma loja virtual para sua tabacaria?

Já falamos que a melhor forma de diminuir os riscos e aumentar a margem de lucro é começando pequeno e com máxima eficiência, por isso, nada melhor que começar sua tabacaria com uma loja virtual.

Uma loja virtual traz algumas vantagens fundamentais para sua tabacaria, principalmente para quem está começando:

  • Custo de operação infinitamente menor que tabacaria física. Não precisa se preocupar com aluguel, alvará, luz, internet, móveis, câmeras de segurança, etc. Apenas uma plataforma de e-commerce por menos de R$100 por mês já resolve.

  • Alcança mais clientes. No mundo online não só o cliente vai até a sua tabacaria, mas sua tabacaria também vai até o cliente onde ele estiver, inclusive no Google e redes sociais.

  • Funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Já que a loja virtual não tem custo para se manter aberta, sua tabacaria pode ficar sempre online e seu cliente pode comprar sem precisar falar com ninguém.

Como funciona a legislação para tabacarias?

Já se foi o tempo que a galera fumava em avião, restaurantes e boates numa boa. Também não é mais permitido mostrar pessoas fumando na televisão ou fazer propaganda de artigos relacionados ao tabaco. E tem mais coisa!

Então se você tem ou quer ter uma tabacaria, tem que ficar ligado em algumas regras importantes pra não dar BO:

1. Venda proibida para menores de 18 anos 🔞

A primeira e mais conhecida regra é que a venda, tanto do tabaco quanto dos acessórios para fumo, é proibida para menores de idade. Se você tem uma tabacaria virtual (online), é preciso ter um aviso em algum lugar informando que a venda é permitida apenas para maiores de 18 anos e solicitar a confirmação da idade. Se você tem uma tabacaria física é importante sinalizar com cartazes sobre essa proibição e exigir apresentação do documento de identidade da hora da compra.

2. Não pode vender tabaco online 🚭

Se você tem uma tabacaria física, pode comercializar o tabaco, mas não online. Apesar de comum na prática, na teoria não é permitido vender tabaco pela internet. A determinação da ANVISA entende que por ser uma substância capaz de causar dependência, ela não pode estar disponível a apenas um clique.

3. Venda de cigarros eletrônicos não é regulamentada 🚫

Os cigarros eletrônicos, conhecidos como os famosos vapes ou pods, não são regulamentados no Brasil e a sua venda não é permitida, seja em tabacaria online ou física. Essa norma pode sofrer alterações, pois foi protocolado na Câmara dos Deputados um projeto de lei PL 3.352/2021 para legalizar o vape.

4. A divulgação de produtos sofre restrições ⚠️

Essa parte aqui é muito importante pro seu negócio: é proibida a propaganda na internet de produtos derivados do tabaco. A lei não cita especificamente os acessórios para fumo, mas se você tentar fazer qualquer anúncio no Instagram, Facebook ou Google, ele será negado, apagado ou, pior, sua conta poderá ser bloqueada!

Mas existem alternativas, falamos mais sobre como atrair clientes para sua tabacaria no próximo tópico ⤵️

Como atrair mais clientes para tabacaria?

Como falamos no tópico anterior, a legislação brasileira tem algumas regras que impedem tabacarias de fazerem anúncio (online e offline). Mas fique frio, tem alternativas mais fáceis e baratas para se encontrar clientes, como aparecer nas buscas do Google GRATUITAMENTE, criar conteúdo e usar influenciadores.

O famoso tráfego pago é muito útil e pode até dar bons resultados para alguns negócios, mas (além de proibido para tabacarias e head shops) ele tem um preço e este está cada vez mais alto, por isso trouxemos aqui algumas alternativas para divulgar sua tabacaria sem necessariamente fazer propaganda:

1. Loja virtual para tabacaria 💻

Se você já tem uma marca conhecida, as pessoas buscarão o nome da sua tabacaria no Google, então se você já tiver uma loja virtual, provavelmente vai aparecer no topo e fisgar mais um cliente.

💡 Crie aqui uma loja virtual para sua tabacaria!

2. Listas Online de tabacarias 🔎

Quando as pessoas ainda não conhecem a sua marca e estão a procura de uma tabacaria, elas buscam no Google por “tabacaria perto de mim" ou "tabacarias em São Paulo”. E tem muita gente fazendo esse tipo de busca!

Por isso, aparecer como sugestão para essas buscas é uma excelente forma de ser encontrado por clientes gratuitamente.

Existem algumas listas online (tipo as antigas páginas amarelas) com o cadastro de todas as tabacarias do Brasil separadas por cidade, você só precisa cadastrar e destacar sua tabacarias nessa lista.

💡 Você pode cadastrar seu negócio gratuitamente na nossa lista online de tabacarias.

3. Marketing de conteúdo 📄

Como o nome já diz, marketing de conteúdo é uma forma da sua tabacaria ser encontrada por meio de conteúdos úteis disponíveis na internet. Por exemplo:

Repare que nas duas buscas acima, o primeiro resultado do Google foi do blog da Tabacaria da Mata. O blog (texto) é uma das melhores formas do seu conteúdo ser encontrado no Google, mas você também pode fazer vídeos para o Youtube ou posts nas redes sociais.

Mas criar conteúdo não é uma tarefa simples, demanda estudo e tempo para produzir bons materiais. Por isso essa é uma estratégia indicada para tabacarias em estágio mais avançado do negócio.

Se sua tabacaria está iniciando, comece fazendo posts no Instagram e buscando engajamento dentro da sua bolha.

Se você já tem mais experiência e sua tabacaria tem recurso para investir em criação de conteúdo, estude sobre SEO (Search Engine Optimization) para aprender técnicas que te levarão ao topo dos resultados.

4. Marketing de influência 🤳

Já pensou se Snoop Dogg fizesse um post fumando algo e mostrando sua marca? Já pensou??? É... Talvez você ainda não consiga contratar um super astro, mas você pode fazer parceria com micro-influenciadores para que ele divulgue sua tabacaria (sem parecer propaganda).

A lei não diz que influenciador digital não pode fazer posts fumando ou divulgando marca, mas também não diz que pode. Então pegue leve na publicidade pra não ter problemas com a lei.

Como gerenciar uma tabacaria de forma eficiente?

Aqui é onde a gente divide os homens e mulheres dos meninos e meninas!

Antes das dicas para gerenciar uma tabacaria de forma eficiente, enxergue a gestão como a administração e otimização de tempo, pessoas e recursos que fazem parte da sua tabacaria.

⏱ O tempo é o bem mais precioso da nossa vida, porque é uma das poucas coisas que o dinheiro não compra. Pelo contrário. O tempo é moeda de troca. O tempo pode fazer você perder ou ganhar dinheiro, depende da sua eficiência.

👬 As pessoas são as que dão vida a uma empresa. Entender o funcionamento de cada pessoa e tirar delas o melhor, é ponto chave para a sobrevivência de um negócio, mesmo que seja uma empresa de uma pessoa só (nesse caso estamos falando de auto-gestão e auto-conhecimento).

💻 Já os recursos, são as coisas que ajudam as pessoas a ganharem dinheiro para o negócio. Essas "coisas" podem ser tangíveis ou não, como mercadorias, ferramentas e tecnologia.

Dito isso, você precisa gerenciar sua tabacaria de forma eficiente para não deixar a sua operação interna atrapalhar a sua estratégia. Mas calma, não precisa começar com mil ferramentas complexas, metodologias e integrações. Antes de tentar pensar fora da caixa, use as soluções que estão dentro dela. Então comece pelo básico que funciona: planilhas.

Para facilitar ainda mais, vamos deixar no final do guia alguns modelos prontos para você copiar e adaptar para a sua tabacaria, mas aprenda abaixo os fundamentos para saber como usar da melhor forma essa ferramenta.

1. Faça planos para os ciclos ♻️

Um planejamento bem feito tem um tempo para acontecer e geralmente é pensado em ciclos, que podem ser de um ano, trimestre, mês, semana, dia, hora... Sendo que maior ciclo é composto por ciclos menores, por exemplo, um ciclo de 1 ano é formado por 365 ciclos de 1 dia. Isso quer dizer que o plano do ano é executado a cada dia, hora e segundo.

Veja algumas característica e como planejar cada tipo de ciclo:

Então imagine que no primeiro semestre do ano você deseja iniciar as vendas da sua tabacaria. Para definir o que fazer para realizar essa ação, definimos atividades, que são grandes iniciativas compostas por pequenas tarefas.

Veja um exemplo que fica mais fácil:

    1. [AÇÃO] Definir portifólio de produtos
  • a.[ATIVIDADE] Realizar pesquisa de fornecedores
  • i. [TAREFA] Estabelecer critérios de escolha
  • ii. [TAREFA] Entrar em contato e solicitar orçamentos
  • iii. [TAREFA] Calcular margem de lucro dos produtos
  • b.[AÇÃO] Realizar pesquisa de mercado
  • i. [TAREFA] Criar lista de tabacarias para análise
  • ii. [TAREFA] Analisar preço médio de produtos

Pegou? Um objetivo pode ter várias ações, que podem ter várias tarefas. E se você não se organizar para acompanhar a execução, fica fácil de se perder. Então veja abaixo como gerenciar as tarefas da sua tabacaria ⤵️

2. Acompanhe a execução das tarefas ✅

Como vimos no tópico anterior, as tarefas são as menores partes de uma estratégia, são como os degraus que devemos subir para chegar até um objetivo. Por isso, acompanhar e garantir o cumprimento das tarefas no tempo certo colabora diretamente para uma boa execução do plano e consequentemente a conquista dos objetivos da sua tabacaria!

Ter uma tabacaria, empreender e não ter chefe te enchendo o saco é muito bom, mas alguém precisa te cobrar, e esse alguém é você mesmo. Por isso existem algumas técnicas que podem te ajudar a ter mais foco e disciplina para chegar aos seus objetivos.

Então considerando que você já listou as principais tarefas de cada ação que compõe sua estratégia, agora é hora de organizar, priorizar e executar as tarefas! Para você acompanhar o andamento do seu planejamento de atividades, elas devem ser categorizadas em Para fazer, Fazendo e Feito. Assim:

Para acompanhar as atividades, você pode usar um quadro físico com post-its ou um digital. Nós preferimos o digital e já fizemos um exemplo de planilha de gestão de tarefas para tabacaria conectado com as ações e atividades. Pode copiar e adaptar para a sua tabacaria!

3. Automatize tarefas repetitivas 🤖

Algumas tarefas são bem específicas e intelectuais, como “buscar e orçar opções de lojas virtuais para sua tabacaria”, já outras tarefas são repetitivas e manuais, como “responder dúvidas frequentes” e “enviar mensagem de aniversário para os clientes”.

Considerando que o tempo é o seu bem mais precioso, não faz sentido desperdiçar seu tempo com coisas que podem ser automatizadas. Para isso, existem ferramentas que já fazem esse trabalho automaticamente, como o Strelo.

4. Use os dados para medir, descobrir e decidir 📊

Algumas coisas podem ser facilmente percebidas (feeling), já outras, nós precisamos medir para compreender melhor.

💡 Se liga nessa outra analogia: a sua tabacaria é como o seu corpo. Você pode até sentir que está com febre, mas para decidir se relaxa, toma um paracetamol ou vai para o hospital, é preciso saber quanto tem de febre. Então você pega um termômetro para medir e decidir o que fazer com mais precisão.

Com a sua tabacaria funciona da mesma forma, você precisa de "termômetros” para MEDIR, DESCOBRIR e só então DECIDIR o que fazer. Por isso, coletar, organizar e analisar métricas é parte fundamental na gestão de uma tabacaria.

Veja algumas métricas que devem ser acompanhadas de perto:

  • Quantidade de visitantes na loja (online ou física);
  • Quantidade de pedidos;
  • Valor recebido (vendas);
  • Valor médio dos pedidos;
  • Margem de lucro (markup);
  • Receita total;
  • Despesas;
  • Lucro;

Esses dados, combinados ou segmentados por período, funcionam como um diagnóstico da saúde da sua tabacaria e podem te ajudar a responder dúvidas como:

  • Tem muita gente entrando na minha tabacaria e saindo sem comprar? Por que?
  • O que os clientes mais compram e menos compram? O que devo adicionar ou tirar do meu catálogo?
  • Se eu continuar nesse ritmo de crescimento, consigo comprar mais produtos em quanto tempo?
  • Será que minha margem de lucro está pequena e eu posso aumentar os preços?
  • Qual o valor médio que cada cliente compra? Como aumentar isso?

Quando essas perguntas são respondidas, você começa a entender quais números devem subir ou descer para que você tenha sucesso. Isso tem um nome: INDICADORES DE SUCESSO. Também conhecidos como indicadores de desempenho ou KPIs.

Então para saber se sua tabacaria está indo na direção certa e crescendo, olhe sempre para os dados. De preferência, use um painel (dashboard) para visualizar de forma fácil os seus indicadores de sucesso. Contra dados, não há argumentos!

5. Revise e atualize o plano constantemente 🗺

Tem uma frase usada pelo exército canadense que diz "entre o mapa e o terreno, fique com o terreno". Isso quer dizer que se você planejou uma trip e no meio do caminho encontrou um penhasco que não tinha no mapa, melhor seguir seu extinto e dar a volta (em vez de se jogar no penhasco como dizia no mapa). Ou seja, as experiências no mundo real servem como insumo para atualizar o plano/mapa.

Então, ao final de cada ciclo, faça uma revisão de tudo que rolou e atualize o plano do próximo ciclo. Por exemplo, na segunda-feira de manhã, revise tudo que rolou na semana anterior e faça o planejamento da semana no Kanban que falamos acima, priorizando as atividades mais importantes.

Repita esse processo infinitamente e ~~boa sorte~~ sucesso! 🤩

Conclusão e bônus

Resumindo o que falamos aqui, ser dono de uma tabacaria ou head shop é ser um empreendedor, portanto é preciso jogar com estratégia, conhecendo o mercado, clientes e produtos.

Também é muito importante atrair clientes com baixo custo, por isso recomendamos que vá para o mundo online com uma loja virtual e use estratégias de marketing digital para destacar sua tabacaria no Google.

Por fim, falamos sobre a importância de ter uma gestão e operação eficiente: planejando, executando, analisando dados e atualizando o plano a cada ciclo.

Bônus 🎁

Então como prometido, trazemos aqui um bônus para adiantar seu trabalho:

E aí, gostou do conteúdo? Tá precisando de uma ajuda, quer tirar dúvidas, sugerir ou dar feedbacks? Mande aqui sua mensagem e pode contar com o Strelo para te ajudar nessa jornada. TMJ 👊

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Shankar Cabus

CEO e fundador do Strelo


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