Ranking INÉDITO dos aeroportos mais digitais do Brasil

S

Shankar Cabus

8 set 20255 minutos de leitura


enter image description here

Diante de grande sucesso e interesse gerado pela nossa publicação no LinkedIn, elaboramos esse artigo com mais detalhes sobre quem está liderando a transformação digital no setor aeroportuário e quais as soluções digitais implementadas.

Nesse artigo vamos abordar:

  • A digitalização do mercado aeroportuário
  • Os vencedores do ranking
  • A soluções digitais mais utilizadas nos aeroportos brasileiros

A digitalização do mercado aeroportuário

Na última década, a ampla concessão de aeroportos brasileiros à iniciativa privada trouxe investimentos decisivos em modernização e infraestrutura. Esse movimento de investimento é guiado por três objetivos:

(1) elevar a experiência do passageiro

(2) ampliar a geração de receita

(3) ganhar eficiência operacional.

Para atingir esses objetivos de forma sustentável e escalável, o digital precisa estar no centro da estratégia. Por meio da nossa pesquisa é possível perceber que o ecossistema aeroportuário BR tem avançado na digitalização, de forma que as tendências globais já aparecem no país, embora em ritmos diferentes conforme a maturidade, o porte e a estratégia de cada aeroporto. Confira quem tem liderado esse movimento no tópico a seguir.

Os vencedores do ranking

Analisamos minuciosamente os principais aeroportos brasileiros e as soluções digitais adotadas por eles, ranqueando por número de soluções digitais implementadas para produzir o ranking. A partir dessa análise, podemos dizer que esses são os aeroportos mais digitais do Brasil:

🏆 Ranking por nível de digitalização

1º lugar

✈️ GIG - RIOgaleão: pesquisa online, delivery, reservas de serviços e reserva transfers

✈️ GRU¹ - Terminal BTG Pactual: pesquisa online, reserva de serviços, atendente virtual e clube de membros

→ Ambos contam com 4 soluções digitais voltadas para o passageiro, entre elas reservas online, navegação indoor e atendente virtual.

2º lugar

✈️ BSB - Aeroporto de Brasília: navegação indoor, reserva de serviços e reserva estacionamento

✈️ FLN - Floripa Airport: navegação indoor, notificação de voo e reserva estacionamento

✈️ NAT - Natal Airport: navegação indoor, notificação de voo e reserva estacionamento

→ Com 3 soluções digitais ativas cada.

3º lugar

✈️ SSA - Salvador Bahia Airport: atendente virtual e navegação indoor

✈️ CNF - Aeroporto de Confins (BHAirport): reserva estacionamento e notificação de voo

✈️ VCP - Viracopos: navegação indoor e reserva estacionamento

→ Cada um com 2 soluções digitais.

A soluções digitais mais utilizadas por aeroportos brasileiros

Ao analisar os aeroportos, também é possível fazer o ranking das soluções mais populares:

  • Reserva estacionamento (+5)
  • Navegação Indoor (4)
  • Notificação de voo (3)
  • Reservas Online de Serviços (3)
  • Reserva Transfers (3)
  • Atendente Virtual (2)
  • Pesquisa online (2)
  • Pedidos Delivery (1)
  • Clube de Membros (1)

💡 Todas essas soluções são oferecidas aqui pela Strelo!

🤝 Quer transformar a experiência nos aeroportos?

Se você quer saber mais sobre essa ou outras soluções digitais da Strelo? Entre em contato com nossa equipe ou acesse nosso site! Somos especialistas em soluções digitais para aeroportos e estamos prontos para te ajudar a melhorar a experiência do passageiro, aumentar a receita e otimizar a eficiência operacional, levando inovação para cada ponto de contato do aeroporto.

Tags:Transformação DigitalInovaçãoProdutos DigitaisRankingAeroportos

S

Shankar Cabus

CEO


Leia também

Marketplace Online para Aeroportos: Como aumentar receita e melhorar a experiência do passageiro
19 set 20258 minutos de leitura

Marketplace Online para Aeroportos: Como aumentar receita e melhorar a experiência do passageiro

S

Shankar Cabus

Fidelização de Clientes: Soluções e estratégias digitais para fidelização de passageiros em aeroportos
18 set 20257 minutos de leitura

Fidelização de Clientes: Soluções e estratégias digitais para fidelização de passageiros em aeroportos

S

Shankar Cabus

Atendente Virtual para Aeroportos: Como melhorar a experiência do passageiro com chatbots
17 set 20256 minutos de leitura

Atendente Virtual para Aeroportos: Como melhorar a experiência do passageiro com chatbots

S

Shankar Cabus