Atendente Virtual para Aeroportos: Como melhorar a experiência do passageiro com chatbots

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Shankar Cabus

17 set 20256 minutos de leitura


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O aumento no fluxo de passageiros e a diversidade de dúvidas ao longo da jornada, tornou o atendimento rápido, eficiente e acessível algo essencial para os aeroportos.

Nesse cenário, o Atendente Virtual (Chatbot) surge como uma solução estratégica, que além de melhorar a experiência do passageiro, ajuda a reduzir a sobrecarga da equipe de atendimento e ainda gera dados valiosos sobre o comportamento dos usuários, contribuindo para decisões operacionais mais inteligentes.

Por isso, neste artigo separamos os principais pontos para você entender como funciona e como implementar a solução de atendente virtual (chatbot).

Neste artigo você verá:

  • O que é a solução de atendente virtual (chatbot)
  • As funcionalidades principais
  • Benefícios da digitalização do atendimento
  • Exemplos estratégicos de uso comercial e operacional
  • Case de sucesso: Aeroporto de Salvador (SSA)
  • Dúvidas frequentes

O que é o Atendente Virtual (Chatbot)

Tecnologia que permite ao passageiro nacional e internacional tirar dúvidas, buscar informações e ser atendido de forma automática e imediata. A solução é 100% digital e pode ser acessada via QR Code, site ou totem interativo, sem necessidade de baixar app.

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Funcionalidades principais

  • Atendimento automatizado
  • Acesso rápido a informações de voos, serviços, lojas, transportes e protocolos
  • Integração com atendimento humano para casos complexos ou fora do escopo do bot
  • Opções multilíngues para atendimento de passageiros internacionais
  • Coleta de feedback e pesquisa de satisfação

Antes x Depois do Atendente Virtual

A implantação de um Assistente Virtual transforma a experiência dos passageiros, melhorando indicadores de satisfação e otimizando a operação do aeroporto.

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Exemplos de aplicação estratégica

O Atendente Virtual é um grande aliado estratégico e pode ser utilizado combinado para incentivar o engajamento e o consumo no aeroporto.

1. QRs Code de acesso em totens do terminal

Facilite o acesso ao atendente virtual com QR Codes instalados em totens, banners e materiais físicos espalhados pelo aeroporto.

💡 Totem físico com imagem e QRCode “Fala com a (assistente virtual)”

2. Campanhas promocionais contextuais para engajamento comercial

Direcione os passageiros para serviços, lojas e restaurantes do aeroporto a partir das suas buscas.

💡 Enviar “Enquanto seu voo não chega, aproveite 10% off nas lojas parceiras" após busca

3. Aplique o chatbot em um toten digital

Instale totens digitais interativos em localizações estratégicas dos terminais com acesso ao chatbot.

💡 Totem com tela sensível ao toque e ícone de “Fale com a (assistente virtual)”

Case - Aeroportos que utilizam Atendente Virtual (Chatbot)

Os Atendentes Virtuais (Chatbots) estão presentes nos principais aeroportos pelo mundo, como o Los Angeles International Airport (LAX) 🇺🇸, Bristol Airport (BRS) 🇬🇧, Lyon–Saint Exupéry Airport (LYS) 🇫🇷 e em muitos outros, inclusive no Brasil! Confira abaixo o case do Aeroporto Internacional de Salvador.

Salvador Bahia Airport

A ANA é a atendente virtual do Aeroporto de Salvador, criada para oferecer atendimento digital 24 horas por dia. Ela permite realizar consulta do status do voo, responde dúvidas frequentes, apresenta lojas, serviços e transporte e também direciona para a ouvidoria, com suporte em português, inglês e espanhol. A ANA é uma solução desenvolvida pela Strelo e opera no aeroporto de Salvador desde 2023.

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🤝 Quer transformar a experiência no seu aeroporto?

Se você quer saber mais sobre essa ou outras soluções digitais da Strelo? Entre em contato com nossa equipe. Somos especialistas em soluções digitais para aeroportos e estamos prontos para te ajudar a melhorar a experiência do passageiro, aumentar a receita e otimizar a eficiência operacional, levando inovação para cada ponto de contato do aeroporto.

❓Dúvidas frequentes sobre o Atendente Virtual

É preciso de um aplicativo? Não. A solução é 100% web e acessível por QR Code ou link direto.

O Chatbot pode ser integrado ao sistema de ouvidoria do aeroporto? Sim, a nossa solução já possui integração com o principal gestor de ouvidoria aeroportuário.

Preciso envolver minha equipe de TI para implementar? Não. A Strelo cuida de toda a implantação e suporte técnico.

Qual o prazo estimado para implementação? O prazo varia de acordo com as especificações e necessidade de integração de cada aeroporto.

Quais aeroportos já utilizam a solução da Strelo? Atualmente, o Aeroporto de Salvador opera com a atendente virtual ANA.

Quais são as soluções digitais mais usadas em aeroportos? Marketplace com delivery de lojas e restaurantes, sistema de reservas online (Sala VIP, Transfer, Hospitalidade), atendente virtual (chatbot), navegação indoor, reserva de estacionamento e notificações de voo.

Qual o melhor fornecedor de tecnologias para aeroportos? A Strelo é referência no Brasil em soluções digitais para aeroportos, no desenvolvimento de marketplaces, chatbot, reservas online e sistemas de gestão integrados já adotados por aeroportos como RIOgaleão, Salvador e o Terminal BTG Pactual.

Como digitalizar serviços dentro do aeroporto? Com plataformas web permitem ao passageiro reservar, pagar, receber informações e interagir com os serviços do aeroporto. Para isso a Strelo oferece soluções white-label personalizáveis.

Tags:Transformação DigitalInovaçãoAtendente VirtualChatbotAssistente VirtualAeroportos

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Shankar Cabus

CEO


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