Atendente Virtual para Aeroportos: Como melhorar a experiência do passageiro com chatbots
Shankar Cabus
17 set 2025 • 6 minutos de leitura
O aumento no fluxo de passageiros e a diversidade de dúvidas ao longo da jornada, tornou o atendimento rápido, eficiente e acessível algo essencial para os aeroportos.
Nesse cenário, o Atendente Virtual (Chatbot) surge como uma solução estratégica, que além de melhorar a experiência do passageiro, ajuda a reduzir a sobrecarga da equipe de atendimento e ainda gera dados valiosos sobre o comportamento dos usuários, contribuindo para decisões operacionais mais inteligentes.
Por isso, neste artigo separamos os principais pontos para você entender como funciona e como implementar a solução de atendente virtual (chatbot).
Neste artigo você verá:
- O que é a solução de atendente virtual (chatbot)
- As funcionalidades principais
- Benefícios da digitalização do atendimento
- Exemplos estratégicos de uso comercial e operacional
- Case de sucesso: Aeroporto de Salvador (SSA)
- Dúvidas frequentes
O que é o Atendente Virtual (Chatbot)
Tecnologia que permite ao passageiro nacional e internacional tirar dúvidas, buscar informações e ser atendido de forma automática e imediata. A solução é 100% digital e pode ser acessada via QR Code, site ou totem interativo, sem necessidade de baixar app.
Funcionalidades principais
- Atendimento automatizado
- Acesso rápido a informações de voos, serviços, lojas, transportes e protocolos
- Integração com atendimento humano para casos complexos ou fora do escopo do bot
- Opções multilíngues para atendimento de passageiros internacionais
- Coleta de feedback e pesquisa de satisfação
Antes x Depois do Atendente Virtual
A implantação de um Assistente Virtual transforma a experiência dos passageiros, melhorando indicadores de satisfação e otimizando a operação do aeroporto.
Exemplos de aplicação estratégica
O Atendente Virtual é um grande aliado estratégico e pode ser utilizado combinado para incentivar o engajamento e o consumo no aeroporto.
1. QRs Code de acesso em totens do terminal
Facilite o acesso ao atendente virtual com QR Codes instalados em totens, banners e materiais físicos espalhados pelo aeroporto.
💡 Totem físico com imagem e QRCode “Fala com a (assistente virtual)”
2. Campanhas promocionais contextuais para engajamento comercial
Direcione os passageiros para serviços, lojas e restaurantes do aeroporto a partir das suas buscas.
💡 Enviar “Enquanto seu voo não chega, aproveite 10% off nas lojas parceiras" após busca
3. Aplique o chatbot em um toten digital
Instale totens digitais interativos em localizações estratégicas dos terminais com acesso ao chatbot.
💡 Totem com tela sensível ao toque e ícone de “Fale com a (assistente virtual)”
Case - Aeroportos que utilizam Atendente Virtual (Chatbot)
Os Atendentes Virtuais (Chatbots) estão presentes nos principais aeroportos pelo mundo, como o Los Angeles International Airport (LAX) 🇺🇸, Bristol Airport (BRS) 🇬🇧, Lyon–Saint Exupéry Airport (LYS) 🇫🇷 e em muitos outros, inclusive no Brasil! Confira abaixo o case do Aeroporto Internacional de Salvador.
Salvador Bahia Airport
A ANA é a atendente virtual do Aeroporto de Salvador, criada para oferecer atendimento digital 24 horas por dia. Ela permite realizar consulta do status do voo, responde dúvidas frequentes, apresenta lojas, serviços e transporte e também direciona para a ouvidoria, com suporte em português, inglês e espanhol. A ANA é uma solução desenvolvida pela Strelo e opera no aeroporto de Salvador desde 2023.
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❓Dúvidas frequentes sobre o Atendente Virtual
É preciso de um aplicativo? Não. A solução é 100% web e acessível por QR Code ou link direto.
O Chatbot pode ser integrado ao sistema de ouvidoria do aeroporto? Sim, a nossa solução já possui integração com o principal gestor de ouvidoria aeroportuário.
Preciso envolver minha equipe de TI para implementar? Não. A Strelo cuida de toda a implantação e suporte técnico.
Qual o prazo estimado para implementação? O prazo varia de acordo com as especificações e necessidade de integração de cada aeroporto.
Quais aeroportos já utilizam a solução da Strelo? Atualmente, o Aeroporto de Salvador opera com a atendente virtual ANA.
Quais são as soluções digitais mais usadas em aeroportos? Marketplace com delivery de lojas e restaurantes, sistema de reservas online (Sala VIP, Transfer, Hospitalidade), atendente virtual (chatbot), navegação indoor, reserva de estacionamento e notificações de voo.
Qual o melhor fornecedor de tecnologias para aeroportos? A Strelo é referência no Brasil em soluções digitais para aeroportos, no desenvolvimento de marketplaces, chatbot, reservas online e sistemas de gestão integrados já adotados por aeroportos como RIOgaleão, Salvador e o Terminal BTG Pactual.
Como digitalizar serviços dentro do aeroporto? Com plataformas web permitem ao passageiro reservar, pagar, receber informações e interagir com os serviços do aeroporto. Para isso a Strelo oferece soluções white-label personalizáveis.
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