Como criar conteúdo atrativo para o meu Instagram vender mais?



A mídia social se tornou uma ferramenta poderosa para que marcas e consumidores se conectem. No Instagram, por exemplo, é possível seguir marcas, famosos, interagir com postagens, enviar mensagens diretas, comprar produtos, dentre outras ações. Porém, diante de tudo isso, como o conteúdo do Instagram e os esforços de marketing podem resultar em mais vendas?

O segredo é incluir a mídia social em sua estratégia de marketing de conteúdo. Lembre-se, o processo de decisão do seu cliente começa muito antes dele pensar em adquirir qualquer produto. Sendo assim, vamos começar pelo funil de vendas no Instagram.


Construa seu funil de vendas no Instagram


Para obter conversões, ou seja, vendas, é de suma importância gerenciar o relacionamento com o cliente no Instagram desde a primeira interação. Dependendo de quantos seguidores no Instagram você tem, isso pode parecer assustador, porém não se preocupe, o importante aqui não é a quantidade, mas sim a qualidade!


Topo do funil

O topo do funil representa a fase mais distante da venda. Nesta etapa, o foco está em resolver problemas e não falar do seu produto. No caso do Instagram, os usuários neste estágio estão, provavelmente, apenas descobrindo sua empresa e se conectaram por meio de esforços de conscientização da marca, como:

Publicação de Stories do Instagram.

Mais de 500 milhões de contas do Instagram usam Stories diariamente, e 57% das marcas dizem que postar Stories tem sido uma parte influente de sua estratégia de conteúdo no Instagram. Mantenha a constância e poste sempre em horários de alta audiência. Para verificar os picos de audiência, veja como acompanhar os Insigths do Instagram.

Parcerias com influenciadores.


Um influenciador do Instagram pode ajudar sua marca a construir credibilidade com um público específico. Se os seguidores virem influenciadores falando bem sobre seu produto ou serviço, é mais provável que confiem em sua marca. Lembre-se sempre, as pessoas tendem a comprar quando possuem familiaridade com a marca.


Publicidade no Instagram.


Use o Gerenciador de anúncios para direcionar segmentos de público específicos, ampliando o seu alcance por meio de anúncios de stories, reels, vídeo, imagem única ou carrossel. Porém, tome muito cuidado, não existe almoço grátis, ou seja, caso você não possua experiência na área, se especialize ou contrate especialistas para te ajudar na estratégia. Assim, você evitará pagar caro para atingir o público certo, no momento certo.


Mensagem de saudação para novos seguidores

Use o recurso de respostas salvas e inicie conversas com os novos seguidores. Com isso, você aumenta as chances daquele seguidor se tornar um cliente e visitar o seu site. Exemplo de mensagem:


Olá! Obrigado por seguir a Pizzaria 🍕! Caso precise de mais informações, me coloco à disposição para ajudar😁.Segue o link do nosso site: pizzaria.strelo.com.br



Meio do funil

Depois de obter e conquistar seguidores no topo de seu funil, chegou o momento de se aprofundar mais sobre sua empresa e as soluções que sua marca oferece. Comece a qualificá-los e aproxime-os de uma venda por meio de:


Postagens interessantes

Não se limite a fazer postagens apenas sobre seus produtos ou serviços, pense em conteúdos interessantes e que chamem a atenção do seu público alvo.


Compartilhe dicas, memes e informações sobre a área de atuação da sua empresa. Utilize esses posts como isca para ganhar novos seguidores, gerar engajamento e fazer com que mais pessoas conheçam os seus produtos e serviços.


Alterne as publicações entre aquelas com foco em vendas e aquelas com foco em conteúdos.


Além disso, lembre-se sempre de usar as famosas hashtags(#) como forma orgânica de impulsionar as suas publicações para mais pessoas.


Respostas a comentários.


Estimule os seus seguidores a comentar nos seus posts, enquetes, caixa de perguntas e testes. Assim você poderá interagir mais com eles, estando cada vez mais no radar.


Respostas automáticas


Esclareça possíveis dúvidas sobre seu produto ou serviço e pré-estabeleça respostas automáticas para dúvidas frequentes. Com isso você facilitará a tomada de decisão dos seus clientes. Se você ainda não possui um FAQ, manda uma mensagem para nossa equipe de suporte no chat do meu.strelo.com.br.



Fundo do funil

O estágio final do funil é destinado a conversões. Aqui, você deseja criar uma experiência de compra sem atrito para fechar a venda. Faça isso através de:


Cases de sucesso.

Divulgue dados convincentes e comprove que sua empresa realmente entrega o que promete. Para isso, esteja sempre ouvindo os feedbacks de seus clientes através de pesquisas, como a pesquisa de satisfação do Atendente Virtual Strelo, onde em menos de 1 minuto é possível coletar informações valiosas.


Catálogos Digitais Inteligentes

Apresente os seus produtos e serviços de forma profissional e de fácil interação. Com isso, você elimina barreiras e permite que seus clientes comprem de forma simples e prática.


Caso o seu negócio não possua um, os catálogos digitais Strelo já ajudaram mais de 200 empresas em suas operações de atendimento e vendas. Em torno de 50.000 horas de operação foram economizadas e mais de 40.000 pedidos automáticos foram realizados!


Atendentes Virtuais

Esteja sempre presente e online. Os consumidores atuais não tem mais paciência em esperar para ser atendido. Com os Atendentes Virtuais Strelo você pode ficar despreocupado, pois eles são configurados para recepcionar e vender de forma humanizada, agilizando a operação da empresa e a experiência dos consumidores.


Ultrapasse o algoritmo do Instagram




O Instagram está constantemente mudando seus critérios de exibição de conteúdo para seus usuários. Não importa a atualização, existem maneiras de se manter à frente do algoritmo, como:


Garantir que você esteja postando fotos de alta qualidade.

O Instagram é uma plataforma social visual, então você não pode errar ao publicar conteúdo que parece fantástico e ressoa com seu público-alvo.


Ser consistente com Stories envolventes do Instagram.

Quando você publica Stories do Instagram de forma consistente, sua marca sempre estará literalmente no topo da tela de alguém no aplicativo. Use o Stories para incentivar os espectadores a agirem, como visitar seu blog ou a página de um produto específico.


Adicionar mais vídeos.

Os vídeos publicados no aplicativo Instagram são reproduzidos automaticamente quando um usuário os encontra em seu Feed - uma maneira inteligente de chamar a atenção de alguém. No entanto, os vídeos não precisam ser altamente produzidos para serem bem-sucedidos.


Usar o Instagram Live.

A transmissão ao vivo cria um senso de urgência para os seguidores; além disso, as transmissões ao vivo geralmente têm conteúdo exclusivo ou de bastidores.


Criar legendas interessantes.

Quando os usuários gostam, comentam e compartilham seu conteúdo do Instagram, isso conta como engajamento e é essencial para o algoritmo. Misture suas legendas e não tenha medo de ser criativo.


Usar Instagram Insights.

Contanto que você tenha uma conta comercial no Instagram, você terá acesso ao Instagram Insights. Os dados do aplicativo mostram quando a maioria de seus seguidores estão ativos, que é, portanto, o melhor momento para publicar conteúdo.


Crie conteúdo que se propague


Se você deseja criar um conteúdo que agrada as pessoas, é vital entender seu público-alvo. A mensagem da sua marca deve atender aos desejos e necessidades dos clientes, no momento e no lugar certo. Use as personas ideais para obter uma imagem clara de seu cliente e como ele deve ser abordado.

Em seguida, toque em áreas específicas que ressoam com eles. Considere usar:

  • Emoção. Use uma linguagem emotiva para motivar os consumidores a compartilhar seu conteúdo de mídia social, deixar um comentário ou fazer uma compra.

  • Narrativa. Adicione um elemento humano identificável ao seu conteúdo do Instagram para que clientes em potencial se conectem com sua mensagem.

  • Educação. Forneça recursos e informações que ajudem genuinamente seu público-alvo (não apenas o que o posiciona como um líder inovador).

  • Estilo de vida. Dê aos espectadores uma visão exclusiva da vida nos bastidores ou de como as coisas se parecem de sua perspectiva.


Considere diferentes tipos de conteúdo

Não tenha medo de compartilhar conteúdo de mídia social em diferentes formatos. Misturar as coisas manterá seus espectadores atentos e ajudará a satisfazer os algoritmos em constante evolução do Instagram.

Existem várias maneiras de postar no Instagram, incluindo:

  • Postagens de Feed. Uma postagem que é publicada em seu perfil do Instagram e no Feed do Instagram inclui uma única postagem de foto, uma postagem de carrossel (até 10 fotos) ou um videoclipe curto.


  • Stories do Instagram. Um único Storie do Instagram é de 15 segundos de conteúdo que desaparece após 24 horas, a menos que você salve em seu perfil por meio de Destaques, que permanecem indefinidamente. Os Stories do Instagram são uma ótima maneira de chamar a atenção dos usuários, estimulando-os a se envolverem com sua marca. Você pode postar até 100 Stories por dia!


  • Instagram Reels. Os carretéis são um novo recurso de vídeo do Instagram que pode ajudar a expandir o alcance da sua marca, uma vez que não se limita a quem segue o seu perfil. Junte videoclipes curtos para criar uma peça de até 1 minuto de duração.


  • IGTV. Se você tiver um conteúdo de vídeo mais longo, os vídeos IGTV podem ter até 60 minutos de duração e podem ser vistos em seu perfil do Instagram.


  • Instagram Live. Incentive o envolvimento no Instagram usando o recurso Live a qualquer momento.


Tratar o Instagram como um componente vital de sua estratégia de marketing de conteúdo o ajudará a ver mais retorno sobre o investimento em todas as partes de seu funil de vendas.

Espero que esse artigo o ajude a fazer mais sucesso e caso precise de mais informações, entre em contato com a nossa equipe!