Strelo


10 Dicas para sua tabacaria vender mais!

Pablo Gantois
30 ago 202315 minutos de leitura

Para sua tabacaria decolar e se destacar em meio a concorrência, você precisa se diferenciar e entender daquilo que é a alma do seu negócio: as vendas!

Curtidas, engajamento, visibilidade... todas essas são métricas interessantes, mas não podem desviar o foco do que realmente importa para o sucesso da sua tabacaria, que são as vendas.

Por isso bolamos este artigo com 10 dicas especiais para vender mais e ter sucesso no segmento de tabacarias.

  • Filosofia de vendas (mais do que técnicas)
    1. Conheça bem os seus clientes
    1. Conheça bem os seus produtos
    1. Apresente bem os seus produtos
    1. Otimize o tempo de resposta
    1. Venda mais em uma única compra
    1. Entregue mais do que o esperado
    1. Peça feedback
    1. Mantenha contato com seu cliente
    1. Acompanhe o desempenho das suas vendas
    1. Tenha uma boa ferramenta de venda
  • Bônus

Preparado pra decolar? Então vem com a gente🚀

Filosofia de vendas

Ser um bom vendedor vai muito além das dicas que nós vamos te ensinar aqui. Primeiro, você deve mudar o seu mindset e entender que a relação na venda precisa ser de ganha-ganha, ou seja, as duas partes se ajudam e todo mundo sai ganhando.

É isso que é uma venda: a troca de uma oferta de valor por uma recompensa.

Por exemplo, quando você compra uma piteira de vidro numa tabacaria, você não está comprando apenas um filtro, você está comprando a ideia de reduzir os danos, melhorar o fluxo do fumo... Ou seja, você está comprando o valor que ela oferece para sua necessidade. Não adianta “empurrar” qualquer produto, é preciso entender o que o cliente quer afinal. Para isso, utilize 4 princípios básicos:

  • Empatia (Se coloque no lugar do cliente);
  • Bom relacionamento (Seja atencioso e agradável);
  • Confiança (Domine o assunto)
  • Honestidade (Venda apenas o que o cliente realmente precisa)

Aplicando esses princípios você irá aumentar bastante a chance de entregar valor aos clientes, porém, saiba que antes de tudo você precisa conhecê-los muito bem!

Dicas de vendas para tabacarias

1. Conheça bem os seus clientes

Lembre-se sempre, a tabacaria é sua, mas você não faz ela para você, e sim para os seus clientes. Se você não os conhece muito bem, fique tranquilo que existem formas de descobrir. Uma dessas formas é a “criação de personas”.

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, um personagem que une o comportamento e características do seu público-alvo. O principal objetivo é poder identificar características comuns, entendendo as motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Agora não se confunda, persona e público-alvo não são sinônimos!

Veja um exemplo prático:

  • Público-alvo: Homens de 28 a 38 anos, solteiros, graduados em administração com renda média mensal de R$ 3.000.
  • Persona: Felipe Neto tem 34 anos, é administrador formado há 8 anos, autônomo e ganha R$3.000. Mora com sua esposa, é fumante de tabaco há 10 anos e hoje está buscando mudar seus hábitos com produtos menos danosos.

Entendeu a diferença? De uma maneira geral, público-alvo é uma parcela maior da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do cliente de forma mais humanizada e mais personalizada.

Existem ferramentas gratuitas para criar persona, como o gerador de personas do Rockcontent.

2. Conheça bem os seus produtos

Para além de conhecer os clientes, é super importante estar familiarizado com os produtos do segmento de tabacaria. Sabendo os benefícios e características você irá conseguir fazer vendas consultivas, entregando exatamente o que o cliente precisa.

Com isso em mente, será muito mais fácil saber qual tipo de produto oferecer quando o cliente perguntar: “Esse tabaco X combina mais com que tipo de seda?” 🤔

Já imaginou chegar na hora e não saber responder? Ou então oferecer qualquer uma e deixar o cliente decepcionado?

É necessário ter um conhecimento técnico, pois só assim você irá passar firmeza, confiança e autoridade no assunto.

E por falar em autoridade no assunto, como os seus produtos estão sendo apresentados hoje?

3. Apresente bem os seus produtos

Já ouviu falar na frase “A primeira impressão é a que fica”? Pois bem, quando entramos numa loja, a forma como os produtos estão sendo apresentados assume um papel muito importante na decisão de compra. Tipo quando você tá de larica, “primeiro come com olhos e depois com a boca”.

Enfim, a dica aqui é, quanto mais a sua tabacaria estiver bem organizada e com uma boa comunicação, a tendência é que isso ajude os clientes na hora de comprar os seus produtos na sua loja virtual. Nesse sentido é essencial:

  • Separar por categoria;
  • Apresentar fotos reais e com qualidade de imagem; e
  • Descrever bem cada item.

Um forma inovadora e profissional de fazer isso são com as lojas virtuais do Strelo. Além disso, você poderá recepcionar os seus clientes independente do horário, afinal de contas o tempo de resposta hoje é um fator fundamental na hora da venda.

4. Otimize o tempo de resposta

Mesmo com uma boa apresentação do produto, é comum que os clientes tenham outros tipos de dúvidas, tipo: “Fazem entrega?” “Onde entregam?” “Qual o frete?”. Já parou para pensar em quantas vendas você já perdeu porque vacilou e demorou pra responder o seu cliente?

Além disso o consumidor da era digital é imediatista, característica que fica ainda mais forte no segmento de tabacaria, quando o cliente pode estar precisando de uma salve para aquele momento 🍁👀

Eu sei, eu sei... você tem muita coisa pra cuidar na tabacaria e não tem como estar disponível 24 horas. Mas ai você tem 3 opções: continuar vacilando com seus clientes e perdendo dinheiro, esperar a evolução da ciência para criar um clone seu ou resolver esse problema com tecnologia 😅

Para te ajudar nessa função, pode ter um atendente virtual (chatbot), que responda as dúvidas frequentes (F.A.Q) de forma automática e humanizada. Assim você não perde tempo com conversas repetitivas e ganha tempo para cuidar da sua tabacaria e ficar de boa! 🔥

Quer testar com o chatbot funciona na prática? Acesse o nosso chatbot personalizado para tabacarias e clica em “tirar dúvidas”.

5. Venda mais em uma única compra

Você já deve ter escutado que vender é uma arte, mas na real, é estratégia mesmo!

É necessário estar sempre pensando fora da caixa para entregar mais valor. Quando isso ocorre, a chance de sua tabacaria encantar o cliente aumenta bastante! Tente oferecer pacotes, planos especiais e vendas sugestivas.

Caso você não tenha ouvido falar, a venda sugestiva é uma estratégia utilizada para vender mais por meio da recomendação de produtos ou serviços que batem certo com perfil dos seus clientes.

Por exemplo, se o cliente compra tabaco orgânico todo mês na sua tabacaria, porque não oferecer uma seda específica para tabaco com um desconto? Ou então, pensando mais a longo prazo, um plano de fidelidade, onde é possível acumular pontos que podem ser trocados por descontos em sedas, piteiras, isqueiro, slick...

Vender é um conjunto de estratégias que precisa estar sempre num processo de inovação, ou seja, entregue mais do que esperam! 🧠

6. Entregue mais do que o esperado

Uma forma de conquistar os seus clientes está no overdelivery, que significa “entregar mais do que o esperado”, ou seja, superar as expectativas. Para quem trabalha com a venda de produtos físicos, como as tabacarias, uma boa forma de fazer isso é com a entrega de brindes. Aqui vão algumas ideias:

  • Se o cliente comprar tabaco, envie junto um pacote de seda
  • Se o cliente comprar bong, envie junto um isqueiro
  • Se o cliente comprar um case, envie junto alguns adesivos

Entre outras possibilidades! Transforme coisas simples, em ideias criativas que se conectem com o seu público (se tiver dúvidas do que o seu público gosta, volta lá para a dica nº 1).

7. Peça feedback

O “pós-venda” é um passo importantíssimo para virar brother do seu cliente e fazer ele comprar de novo na sua tabacaria. Uma das formas de você manter o contato com o cliente é iniciando com uma mensagem pedindo um feedback. Pergunte como foi a experiência dele com o produto, assim, você retoma o contato, não deixa a relação esfriar e demonstra cuidado.

A melhor forma de coletar essas informações é por meio de uma pesquisa de satisfação, que une perguntas quantitativas e qualitativas para conhecer melhor os clientes da sua tabacaria e também gerar dados. Para isso, você pode fazer um formulário online (Strelo, Google Forms ou Typeform).

Até mesmo uma simples mensagem basta, só não deixe de manter o contato com o cliente 😉

8. Mantenha contato com seu cliente

Dá muito menos trabalho realizar uma venda para um cliente antigo, do que conquistar um cliente novo. Então sua tabacaria precisa manter um contato frequente com os clientes para não deixar a relação esfriar 🥶

Se você está planejando um lançamento de novos produtos em sua loja, deve sempre divulgar primeiro para os seus clientes, assim você traz mais visibilidade para o seu lançamento e eles irão se sentir especiais e exclusivos!

Se já tiver um tempinho que seu cliente não volta na tabacaria, uma boa forma de chamar a sua atenção é com o envio de promoções. Mas cuidado! Essa estratégia deve ser utilizada de maneira moderada e no canal correto, caso contrário, vai ter um efeito negativo de “spam” e vai afastar o cliente.

Outra boa dica é registrar a data de aniversário, assim você pode fazer algumas campanhas, como:

  • Enviar uma mensagem de parabéns;
  • Disponibilizar um cupom de X% de desconto para as compras feitas no mês do aniversário;
  • Enviar um pequeno brinde como presente de aniversário, na compra de um produto naquele mês.

E para saber se essas estratégias estão dando certo, não esqueça de acompanhar os dados 📊

9. Acompanhe o desempenho das suas vendas

Acompanhar o desempenho das vendas é um dos fatores mais importantes na hora de tomar novas decisões. É nesse momento que você vai conseguir responder a algumas questões, como:

  • Quanto conseguimos vender no mês X?
  • Qual o ticket médio hoje?
  • Qual o % de conversão em vendas?

O objetivo é coletar os principais dados para chegar em um diagnóstico. Assim, é possível avaliar o que traz mais resultados para a sua tabacaria e quais as novas estratégias que podem ser colocadas em prática.

Ahh e relaxe! Se você é do tipo que não curte muito fazer essas análises, pode ficar tranquilo que uma boa ferramenta de venda já traz isso prontinho para você!

10. Tenha uma boa ferramenta de venda

Todas as dicas aqui apresentadas vão te ajudar a entregar uma experiência diferenciada na sua tabacaria, porém, para alcançar os resultados é importante ter um aliado com você: uma boa ferramenta de vendas!

E o que uma boa ferramenta de vendas faz?

  • Te ajuda a atender a demanda de clientes;
  • Realiza vendas automaticamente;
  • Organiza os dados e informações.

Se você ainda não possui uma, fica de boa que a loja virtual do Strelo para tabacarias pode te ajudar!

Com um atendente virtual é possível centralizar o atendimento em um único link e resolver automaticamente as principais demandas do cliente.

Com a loja virtual seu cliente compra sozinho automaticamente. E com o painel de controle você consegue acompanhar dados super importantes para a saúde financeira da sua tabacaria!

E aí, gostou do conteúdo? Tá precisando de uma ajuda, quer tirar dúvidas, sugerir ou dar feedbacks? Mande aqui sua mensagem e pode contar com o Strelo para te ajudar nessa jornada. TMJ 👊

Tags:
Tabacarias
Head shop
Loja virtual
Chatbot
Atendente Virtual
Automação

Pablo Gantois

Product Manager


BLOG

Leia nossas novidades

Ver todos
Como abrir e gerenciar uma tabacaria com sucesso 😙💨
30 ago 202315 minutos de leitura
View All


Desenvolvido pelo Strelo